Juca Lopes – Bio

 

Olá! Eu sou Juca Lopes, um fotógrafo e artista plástico apaixonado pela arte do retrato. Para mim, a fotografia é um meio expressão e de conexão com o outro. Cada pessoa é única e cada retrato é um retrato. É assim que as minhas fotografias se formam, a partir da conexão o lado humano de cada pessoa que retrato para criar objetos de arte.

“You don’t make a photograph just with a camera. You bring to the act of photography all the pictures you have seen, the books you have read, the music you have heard, the people you have loved.” – Ansel Adams

“Você não faz uma fotografia apenas com uma câmera. Você traz ao ato de fotografar todas as imagens que tem visto, todos os livros que tem lido, a música que tem ouvido e as pessoas que tem amado.” – Ansel Adams

Curriculum

Juca Lopes é artista plástico, graduado em Artes Visuais pela ECA/USP. Sua produção abrange diversos gêneros artísticos, concentrando-se principalmente em fotografia, pintura e multimídia.

Realizou a pesquisa de iniciação científica “Realidades Mistas – Da realidade tangível (intramentis) à realidade ontológica (extramentis)”, financiada por bolsa do CNPq, sob a orientação da Prof.ª Dr ª Sílvia Laurentiz. Foi membro do grupo de pesquisa Realidades, que desenvolve estudos na área de arte e tecnologia. Também atuou no GPIF – Grupo de Pesquisa em Impressão Fotográfica na ECA – USP de 2011 a 2015 realizou pesquisas relacionadas a construção da linguagem fotográfica e produção de séries, orientado pelo Prof. Dr. João Luiz Musa.

Trabalhou na Biblioteca Mário de Andrade de 2013 a 2015 onde criou o arcabouço técnico para a implantação do sistema de digitalização, atuou na produção de diversas exposições, no design e produção gráfica dos materiais de exposições e da Revista da Biblioteca Mário de Andrade RBMA69 – Obscena e RBMA70 – Medo. Foi um dos articuladores de parcerias com entidades como Google Cultural Institute, Biblioteca Nacional e BNDES.

Exerce trabalhos comerciais em fotografia, ilustração e design.

Exposições de arte:

2011 – Diga-se de Passagem – Paço das Artes – São Paulo – SP

2013 – Caretas da Mário – Biblioteca Mário de Andrade – SP

2015 – Interlúdio – Biblioteca Mário de Andrade – SP